Criação "FEDERAÇÃO NACIONAL DE TERTÚLIAS TAUROMÁQUICAS" para breve.


Na sequência do Encontro de Tertúlias realizado em Alter do Chão e do I Congresso de Tertúlias do Concelho de Vila Franca de Xira, realizado no passado mês novembro de 2015, foi constituído um grupo encarregue de dinamizar a criação de uma Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas. A necessidade de criar essa associação resulta, em primeiro lugar, da ausência de representação dos aficionados, a base da Festa de Toiros, na Comissão Nacional de Tauromaquia que funciona junto do IGAC e que apoia esta instituição na regulação dos espectáculos taurinos. Essa ausência deve-se, em parte, à inexistência de um organismo representativo das tertúlias, grupos e clubes de aficionados existentes em grande número em todo o país. Para além daquela representação, a associação virá a desenvolver uma acção muito mais vasta, nomeadamente: 

A representação dos aficionados portugueses em organismos internacionais

A defesa da Festa de Toiros, em todas as suas modalidades formais e populares, face aos ataques de que está a ser alvo sistemático e antidemocrático.

O desenvolvimento de iniciativas conjuntas de promoção da qualidade e da verdade na Festa de Toiros, pelas mais diversas vias, desde a presença crítica na opinião pública até à distinção dos intervenientes e organizadores.

A defesa da Tauromaquia como Património Cultural Imaterial, a dignificação desse património e a participação no processo de elaboração da candidatura a registo desse Património.


O grupo promotor da federação nacional de tertúlias tauromáquicas teve a sua primeira reunião em Alter do Chão, estando prevista a realização de uma reunião mensal, a partir de Janeiro 2016, em diferentes localidades, com vista a amadurecer as ideias entretanto delineadas e a promover a adesão do maior número possível de entidades. Deste processo deverá resultar numa convenção a realizar em Abril de 2016, para eleição dos Órgãos Sociais e a aprovação do Plano de Actividades.