Em defesa dos forcados - Adopção do novo modelo de bandarilhas!

Até ao momento, estou farto de debater e voltar a debater este tema que indirectamente atinge a mim e directamente atinge muitos amigos que são forcados. Nunca é demais falar neste assunto, mas parece que tem vindo a ser esquecido no meio da festa brava. Só se fala nele quando algo de mau acontece, mas pouco depois cai-se em esquecimento e nada se faz para se alterar a situação.
Nas últimas décadas temos vindo a assistir a muitos acidentes, devido aos actuais ferros utilizados. Actualmente já existe há algum tempo um novo modelo de ferros mais seguros, mas estes tardam em não chegar, pois o regulamento que impõe as novas bandarilhas está ainda muito atrasado.
As actuais bandarilhas são de tal maneira perigosas e até por vezes assassinas. São vários os exemplos deste tipo de acidentes, entre os quais é o que está na memória do grupo de forcados de Aveiras de Cima, no ano de 1997 na Praça de touros de Albufeira. O cabo do grupo António Santos foi morto por uma bandarilha no acto da pega, pois entrou-lhe pelo olho e atingiu o cérebro. Foi um momento dramático que manchou a festa brava e deixou os forcados de rastos. Outro exemplo disso foi o antigo forcado João Pedro Bolota que ficou cego de um olho ao pegar um toiro. Outro exemplo, o forcado de Portalegre Pedro Belacorça que foi vítima de uma bandarilha no Campo Pequeno.
Na minha opinião continuo a dizer que o risco deve ser o touro e não o que está à sua volta. São constantes as lesões nos forcados e estas, cada vez mais graves, ao ponto de alguns terem já perdido a visão ou até já serem perfurados em algumas partes do corpo. Os forcados mais radicais já ameaçaram mesmo em não pegar touros, caso o regulamento da festa brava não seja alterado e as bandarilhas substituídas.
Palavras para quê? Quando tudo está à vista de todos! Para quando a aprovação de um novo regulamento?
Volto a alertar as vezes que forem precisas, é agora que se tem de alterar isso, enquanto não se passa nada, não depois… Andamos nesta lenga-lenga temporada após temporada, o mal do costume continua a existir e ninguém mexe uma palha… Aos empresários taurinos e a todos os responsáveis pela Festa Brava exigimos uma rápida alteração do regulamento para que o novo modelo de bandarilhas seja aprovado e implementado. Deve-se proporcionar uma maior segurança e protecção e ajudar a minimizar os riscos, pois na verdade está em causa a vida de um ser humano. São os forcados os principais intervenientes que dão alma e valor à festa brava e por isso temos que sair em sua defesa.
                         
                                                                                                                                 Saudações Taurinas


                                                                                                                                           Bruno Janeco