HÁ CONVERSA COM:
ARMANDO JORGE TEIXEIRA


O Nosso Entrevistado de hoje nasceu na Praça de toiros do Campo Pequeno e logo o bichinho pela festa se "apoderou" deste então menino.
“Eternamente aficionado” como diz, começou a organizar espectáculos tauromáquicos em 1989.
O primeiro espectáculo que organizou, “foi em Vila Real de Stº António, uma garraiada para estudantes em que tourearam os ainda amadores Ana Batista e Marco José”.
Apesar da sua vida profissional ter passado pelo sector bancário, o mundo dos toiros sempre fez parte da sua existência.Já viu toiros por esse mundo fora, em Espanha, França, México e Macau.

E diz: “Tive a felicidade de mais tarde me convidarem para apoderado”.
O praticante Mário Bray foi o seu primeiro podredante.
Com Rafael Vilhais organizou importantes corridas em Samora Correia nas Festas de Nossa Senhora de Guadalupe e Oliveira.
Tem como referências no mundo dos toiros, o aficionado Antero Nunes da Silva, e o maior de sempre dos apoderados, Fernando Camacho, com quem aprendeu o que sabe do “negócio do Toiro”.

Ultimamente tem-se dedicado a jovens esperanças do toureio, como Marcelo Mendes, Verónica Cabaço, António Prates e recentemente o Cavaleiro da Malveira David Gomes, que provavelmente fará já a prova de praticante em Abril.
Fala dos seus meninos com orgulho.


“David Gomes é um diamante, e estou certo que irá brilhar esta temporada”.
 “Está bem montado, trabalha com afinco e poderá surpreender quem não o conhece”.
“O cartel de Serpa será sem dúvida a pedra angular da sua temporada de 2012.Confiança não lhe falta”.



 

 Apoderado também do pequeno, grande António Prates, que “apenas com 13 Anos tem tudo o que um cavaleiro necessita, fundamentalmente carisma, classe e profundo sentimento toureiro. Todo um caso”.
Apesar dos diversos problemas que se têm levantado para que possa tourear, nomeadamente a idade, nem António Prates nem o seu apoderado se dão como vencidos.”Os movimentos anti taurinos são uma das suas preocupações, e o grito de liberdade que é público, espelha bem a preocupação deste menino, consistente e precoce, que “apenas” quer ter a liberdade da fazer o que gosta”.


Jorge Teixeira confia na PRÓTOIRO para que o sonho de jovens promessas desta idade vá por diante.
O nosso entrevistado, acredita que “contra ventos e marés, a Festa vai pujante, cheia de juventude que cada vez mais enche e dá alegria à bancadas da praças, e que são motivo de esperança para a continuidade da Festa”.
Os Aficionados de Portugal, agradecem a Jorge Teixeira o tempo que nos dispensou, nesta breve e agradável conversa.

Bem-haja Jorge pela mensagem de ESPERANÇA que nos deixa.

Entrevista e texto:
Maria Monteiro (Aficionados de Portugal)
Fotos:
Aficionados de Portugal
Touro e Ouro