CONCURSO DE GANADARIAS NO CENTENÁRIO DA PRAÇA DE TOIROS DA CHAMUSCA

No próximo dia 3 de Agosto, na Praça de Toiros da Chamusca - as 3 primeiras Ganadarias

Toiro da Ganadaria David Ribeiro Telles (nº31):
Divisa: Vermelha e Negra
Antiguidade: 09/05/1929
Esta ganadaria lidou o seu primeiro curro na Praça da Chamusca, em 1929. Seguindo com a ganadaria, já David Ribeiro Telles, mantendo o primitivo ferro, prossegue na linha Barreiros – Silva, adquirindo mais um lote de vacas Pinto Barreiros e introduzindo sementais de João Moura.
A partir de 1994, são agregadas reses de Santiago Domecq, procedentes de Jandilha.

Toiro da Ganadaria Vale do Sorraia (nº100):
Divisa: Azul e Branca
Antiguidade: 16/08/1948
Ganadaria iniciada em 1947 por David Ribeiro Telles e seu irmão, com reses de Pinto Barreiros e Dr. António Silva, efetivo que, mais tarde, é transferido para a divisa de David Ribeiro Telles, sendo substituída por reses de casta portuguesa provenientes de Norberto Pedroso, Branco Teixeira e Palha Blanco.
A partir de 19 1070, com a designação de ganadaria “Vale do Sorraia” é o efetivo substancialmente reduzido, para se revitalizar desde 1986, através de vacas “Passanha”, Ribeiro Telles e Irmãos Dias, estes procedentes de Norberto Pedroso, tal como os sementais. 
 In, Lide, A. P. (2006). Ganadarias Portuguesas.Samora Correia.

Toiro da Ganadaria Manuel Tavares Veiga (nº54):
Divisa: Azul e Branca
Antiguidade: 11/09/1969
Fundada em 1968 com um lote de vacas de Rafael Calado e sementais Dr. Silva, é aumentada dois anos depois, com vacas Cabral Ascensão.
Posteriormente, foram introduzidos sementais de Nuñes, Cabral Ascensão, Vasconcellos d’Andrade e Oliveiras Irmãos, enquanto um lote de vacas desta última divisa, foi também incorporado na ganadaria.
Entretanto, a partir de 1998, o efetivo tem vindo a ser substituído, progressivamente, por vacas e sementais Torestrella.

 In, Lide, A. P. (2006). Ganadarias Portuguesas. Samora Correia.