CRÓNICA DA CORRIDA EM SÃO MANÇOS POR JOSÉ LUÍS FIGUEIREDO


A carismática, praça de toiros José Jacinto Branco, foi no passado domingo, palco para um excelente e bem organizado concurso de ganadarias disputado entre as emblemáticas, ganadarias, Fernandes de Castro, Veiga Teixeira, Canas Vigouroux, Palha e Cunhal Patrício.Em disputa estavam os prémios, apresentação e bravura ganho respectivamente, pelos exemplares deFernandes Castro e Cunhal Patrício .

Para lidar, os toiros levados a concurso, o jovem e empreendedor empresário Rui Palma, "escolheu" três jovens certezas, do toureio a cavalo Francisco Palha, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr.
Francisco Palha - Sentiu algumas dificuldades no seu primeiro, mas no segundo abriu o livro, adicionando à excelente brega, ferros de enorme qualidade.

Miguel Moura - Após a primeira lide, em que iniciou bem, mas que veio a menos, no segundo com umPalha esteve enorme com uma brega evolvente e ferros de belo efeito .

Luís Rouxinol Jr. - Se no primeiro, um de Veiga Teixeira, com mais de 600 quilos, já havia estado em bom plano, foi no segundo, o de Cunhal Patríciovencedor do prémio bravura, que oJr."jogou" forte, recebeu à porta da gaiola, cravando um bom e emotivo ferro, aguentou depois sem permitir a intervenção dos peões de brega, violenta perseguição do hastado, dando várias voltas à arena com o oponente "colado" à garupa da montada, já com o publico rendido, à sua garra e valentia o jovem toureiro ofertou-nos uma brega, bem adulta e ferros de enorme emotividade. Enfim tarde triunfal.

Em praça os grupos de forcados Amadores de Èvora  e Amadores de São Manços. Pelos eborenses foram solistas em tarde pouco inspirada João Madeira e Miguel Direito. Ricardo Sousa com uma boa intervenção salvou a honra do convento. Uma palavra para a classe e o saber de Manuel Rovisco rabejar.

Rui Pelado, Jorge Valadas(excelentes pegas) e João Fortunatorepresentaram o grupo local . Bonito gesto do cabo João Fortunato que brindou a Francisco Pereira glória da forcadagem nacional e fundador dos Amadores de São Manços . A corrida foi bem dirigida porAgostinho Borges assessorado pelo medico veterinário Dtor Matias.

Autoria: José Luís Figueiredo
Foto: D.R. Maria João Mil-Homens