Antes do final de ano, algumas noticias...

Estamos de volta, antes de mais uma escapadinha para a passagem de ano. Quanto a informação?

"Amigos e Aficionados de Mourão" distinguem entre outros o fotógrafo taurino Florindo Piteira no dia próximo dia 9 de Janeiro. 


Pelo terceiro ano consecutivo ,o Núcleo de Amigos e Aficionados do Concelho de Mourão, um grupo encabeçado pelo empresário Florindo Ramalho, entregará os troféus taurinos aqueles que considerou destacados no concelho e a nível nacional. De entre os eleitos consta Florindo Piteira, fotógrafo colaborador no site NATURALES. 

Documentário "Tauromaquias Universales" estreou em França com grande sucesso.

Estreou em Mont-de-Marsan (França) o documentário "Tauromaquias Universales" de André Viard, que pretende dar a conhecer em 65 minutos a relação do homem com o toiro desde o paleolítico até à actualidade.A apresentação deste documentário teve grande êxito entre a crítica e o público. Um trabalho de grande investigação idealizado pelo Observatório das Culturas Taurinas e financiado pela União das Cidades Taurinas de França, com colaboração do sector profissional. Este documentário acompanhará o Museu Itinerante da Tauromaquia, oferecendo aos aficionados uma visão global da cultura taurina, dando argumentos de defesa.

GALA DA TAUROMAQUIA DO CLUBE TAURINO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO.

No próximo dia 29 de janeiro, pelas 21.15h terá lugar no Cine Teatro de Alter, a Gala da Tauromaquia do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, que contará com uma parte musical e de galardões. Desta vez a componente musical estará a cargo do grupo de rumbas e flamengos “ Los Bandoleros”, do Rancho Folclórico “As Ceifeiras”, da Banda Municipal Alterense, da Oficina de Sonhos e do Clube da Música do Agrupamento de Escolas de Alter. Quanto aos galardoados serão: Mestre João Branco Núncio (título póstumo), D. Francisco Mascarenhas, Mestre David Ribeiro Telles, Luís Miguel da Veiga,  Pedro Louceiro (título póstumo) e Frederico Cunha (cavaleiros),  Maestro Manuel dos Santos (título póstumo), Maestro José Júlio, Maestro Mário Coelho (matadores de touros), João Nunes Patinhas, Simão Nunes Comenda, José Jorge Pereira, João Bonneville Franco, José Romão Tavares (forcados), José Tinoca, Amâncio Grilo (bandarilheiros), 100º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e  Tertúlia Festa Brava. Como habitualmente a anteceder a Gala da Tauromaquia haverá um jantar convívio entre os galardoados e os alunos do Clube Taurino. Mais uma vez, toda a comunidade educativa estará envolvida num evento de âmbito nacional, que dignificará a Vila de Alter, a comunidade escolar e a Tauromaquia.

Exposição fotográfica de Marques Valentim em Cascais 


O repórter fotográfico Marques Valentim  tem algumas das suas mais notáveis fotografias, entre as quais algumas versando a tauromaquia, em exposição "Rotary/Arte/Soliariedade/2015", no Hotel Cidadela em Cascais, que poderá ser apreciada a qualquer hora do dia, até 10 de Janeiro de 2016. A não perder.

Joaquim Bastinhas em imagens.



Publicadas na página oficial do cavaleiro de Elvas, alguns momentos registados  ao longo da temporada 2015 pelas objectivas de diversos colegas fotojornalistas. A exemplo algumas dessas imagens. Também as quadras de toureio de Bastinhas e Marcos Tenorio  têm sido focadas em imagem video em geito de balanço da época de 2015.

Joaquim Bastinhas - "Tivoli".

Marcos Tenorio - "Amoroso"

Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes concedida a Pablo Hermoso de Mendoza.



O Conselho de Ministros, por proposta do Ministro da Educação, Cultura e Desporto, versando o ano de 2015, atribuiu ao rejoneador de navarra a Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes. Esta distinção premeia pessoas ou entidades, que se destacaram de algum modo de forma eminente, na criação artística, prestando serviços significativos ou fomentando com notoriedade o ensino, desenvolvimento e difusão da arte e do património artístico nacional. 

Ontem em destaque no Canal Toros TV a tauromaquia nos Açores.


Ontem mais uma excelente reportagem no Canal Toros TV, desta feita debruçando-se sobre os Açores e a sua tauromaquia, para além das suas belas paisagens e história ((canal 168 na MEO e 141 ou 145 na NOS). Em alta "Toros TV".

Ministério da Agricultura espanhol reconhece a Carne do Toiro de Lide como Raça Autóctone


O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente espanhol cedeu autorização à Federação de Associações de Raça Autóctone de Lide (FEDELIDIA) para uso do logótipo "Raça Autóctone de Lide" A FEDELIDIA reúne cinco associações oficialmente reconhecidas pele Ministério que gerem o livro genealógico da raça bovina de lide, com o interesse comum em distinguir a carne desta raça. A carne do toiro de lide é muito característica pela grande variabilidade genética mas também pelo destino da lide, sendo carne de grande qualidade e que poderá agora com esta autorização passar a estar certificada.