Sónia Matias a Toureira, a Mulher



Sónia Matias, com a Simpatia e alegria que lhe são características, gentilmente acedeu a dar uma entrevista descontraída para os Aficionados de Portugal.
É do conhecimento geral, que Sónia Matias, não nasceu no meio taurino, apesar da sua família ser aficionada.
A festa desde sempre a fascinou, o toiro, o cavalo, o passodoble, o traje, foi todo este conjunto que desde cedo a fez apaixonar e sonhar, que um dia seria uma grande figura, uma grande toureira.
Sentiu muitas dificuldades em tudo, tudo teve que ser feito de raiz, e como diz, o maior obstáculo, a maior batalha, foi fazer com que a sua família acreditasse na sua grande paixão e a apoiasse.
Algo que diz com uma lágrima no olho,” sem eles nada disto teria sido possível”.
Outro obstáculo se adivinhava, impor-se num mundo maioritariamente masculino.
Pensou (diz), que com a emancipação da mulher tudo se tornasse mais fácil, mas na verdade, sentiu a oposição por parte dos colegas. Mas como mulher determinada, não desistiu e hoje mantém uma relação de camaradagem com todos eles.
Frisa que cada vez mais, as mulheres vão aderindo à profissão de toureira, “o que custa é a primeira” (risos), e Sónia foi a primeira mulher a tirar alternativa.
Aliás, a corrida de alternativa, foi um momento de eleição da sua carreira,”senti um grande orgulho, foi um triunfo pela minha dedicação”.


Por brincadeira, resolvemos acrescentar a esta simpática entrevista, um “raio x” da nossa convidada, eis o resultado:



1ª Vez que montaste?
SM - 12 Anos de idade na Costa da Caparica"
Quando descobriste que querias ser Toureira?
SM - Quando tinha 13 Anos de Idade, ao ver uma Corrida no Campo Pequeno.
Praça Preferida?
SM - Alcochete e Campo Pequeno
     



Da tua Quadra, qual o teu cavalo craque?
SM - Sultão
És Supersticiosa?
SM - Muito
Qual a tua maior superstição?
SM - (Risos) Não usar Amarelo
Qual o teu Clube?
SM - Benfica
Quais as tuas preferência musicais?
SM - O Fado, adoro Fado
Qual o teu Livro favorito?
SM - “O Outro lado do Espelho”
Qual o Filme que mais te marcou?
SM - “Marley e Eu” de David Frankel
Qual o teu Actor preferido?
SM - Clint Eastwood
Qual o teu ídolo?
SM - É a minha Família, tenho uma Família Fantástica
Prato favorito?
SM -  Mousse de Chocolate (Muitos risos), adoro mousse de Chocolate
Bebida preferida?
SM -  Água
Gostas de cozinhar?
SM - Não
Quais os teus Hobbies?
SM - A Leitura e ir ao ginásio
Qual o maior susto que apanhaste?
SM -  É raro assustar-me mas, assustei-me em Baião, quando me faleceu um cavalo, pensei que ele estava vivo, mas infelizmente não estava.
Mas pensando bem, apanhei outro, eu gostava e gosto muito de pregar partidas, e uma vez comprei daqueles fósforos bomba de carnaval, preguei umas partidas e depois arrumei num armário, nunca mais me lembrei daquilo, passado uns meses, queria fumar um cigarro e não tinha lume, vi lá esses fósforos e acendi, bem ia morrendo de susto (Risada geral).
Onde gostas de gastar Dinheiro?
SM - Adoro coisas de Mulher, como bijutarias, etc., mas por norma gosto muito de mimar os meus cavalos, com caneleiras, Ligaduras às cores, há coisas lindas para eles e eu gosto de mimá-los.
Se pudesses mudar algo no País, o que mudavas?
SM - Tanta coisa, neste momento quase tudo.
Qual o teu fato preferido?
SM - Gosto muitos dos Fatos da Fátima Lopes, são muito femininos

Achas importante a postura de acção dos Aficionados de Portugal e da Frente de Acção Pró Taurina, na Defesa da Festa, como por exemplo no passado Dia 19 na AR?
SM - Obviamente, acho que sim, todos temos que ter uma postura de acção, porque quem é contra tem postura contra, então nós temos que estar unidos, não estou a dizer para irmos todos para a Assembleia da Republica bater o pé, eu fui porque fui convidada e tive todo o prazer, como é obvio tenho um grande interesse a nível profissional, mas mais ainda a nível pessoal, porque para mim era uma grande tristeza, só imaginar que a festa poderia acabar nos próximos anos.
Mas felizmente percebi que é completamente impossível, por isso gostei muito de ir, ia com uma ideia dividida, assustada, pensei que poderia haver divisão de opiniões, que podia estar a balança muito equilibrada, mas houve uma disparidade na balança brutal, favorável para a Festa Brava, o que foi muito bom.
Quem defendeu a Festa, defendeu bem e quem queria “bombardear” não teve argumentos, não teve a mínima hipótese, a Festa vai continuar por muitos mais anos.




Agradecemos à Sónia Matias a forma como nos recebeu, e como nos divertiu.
Temos que salientar a  humildade, a simplicidade e alegria contagiante de Sónia. 

Texto:
Maria Monteiro
Raio X:
Rui Almeida
Sandra Almeida
Fotos:
Aficionados de Portugal
 Site de Sónia Matias
  Clarinda Nunes