RICARDO LEVESINHO em entrevista aos Aficionados de Portugal


Ricardo Levesinho, Empresário sobejamente conhecido do meio Taurino Nacional, Responsável pela Empresa Tauroleve, Gerente da Praça Palha Blanco de Vila Franca de Xira e Apoderado de Marcelo Mendes e Pedro Salvador, desistiu recentemente de concorrer à Monumental do Montijo.
As razões que foram apontadas por Ricardo na Comunicação Social, foram no mínimo surpreendentes, numa altura em que a esmagadora maioria das Pessoas, em qualquer área, não se preocupam com meios para atingir fins, Ricardo deu o exemplo, que por vezes temos que pensar, não só nos outros, mas também ajudar a crescer a industria em que se trabalha, fazer o que se pensa ser o melhor.
Quisemos saber mais, sobre este tema, mas também sobre Ricardo Levesinho, a Tauroleve e a Temporada de 2012 que se aproxima.
Ricardo Levesinho acedeu prontamente a responder ao “Aficionados de Portugal”.
AP - Ricardo, soubemos que não irá concorrer à Monumental do Montijo, o que o levou a tomar essa decisão?
RL - Os motivos foram simplesmente dois. O entender que se está a fazer no Montijo um trabalho positivo. Melhorável em alguns pontos mas em linhas gerais positivo. E o outro motivo é o respeito pelos empresários actuais que tenho conhecimento no seu interesse em manter-se desenvolvendo ainda mais o seu projecto de forma a potenciar a Praça do Montijo. 

AP - Acha que outros Empresários deveriam seguir o seu Exemplo, não olhando só para a parte comercial mas pensar também no melhor para a Festa?
RL - Eu ajo conforme a minha consciência ou forma de ver o negócio. É claro que o fundamento principal de existência de uma empresa, neste caso taurina, é a realização e promoção de espectáculos tauromáquicos com vista a obtenção de lucros mas também entendo que não vivemos numa sociedade em que só devemos defender os nossos próprios interesses individuais, porque se assim fosse descuidávamos outros interesse mais globais muito necessários. É fundamental que exista um equilíbrio muito claro onde o respeito e a defesa dos valores e da boa fé estejam sempre presentes.
AP - Quais as suas expectativas para a temporada de 2012,tanto para a Tauroleve como para a temporada em geral?
RL - A temporada próxima será decerto uma temporada muito difícil pois existirá uma redução penso que na ordem dos 20% no número de espectáculos o que não será reflexo de uma crise na nossa Festa mas sim consequência dos tempos de dificuldades existentes decorrentes de menos apoios por parte de sponsors, um aumento de desemprego, das dificuldades que as empresas vão tendo em pagar os seus compromissos aos seus trabalhadores e por outro lado no descobrir por parte das pessoas uma "nova" palavra que mais não é do que a poupança. Para a Tauroleve vai ser claro uma continuada aposta em primeiro lugar no Toiro, adquirindo nas Ganadarias que nos dão mais garantias de sucesso e de espectáculo, pois entendo que só nos diferenciando como temos vindo a tentar fazer, é que teremos sucesso já que os aficionados cada vez mais irão seleccionar as corridas que vão ver e por isso é importante existir motivos de entusiasmo e de fazer acreditar que os espectáculos promovidos por nós possuem sempre uma mais valia para que nos honra coma sua visita.  
AP - Sendo a Praça Palha Blanco uma das mais importantes Praças do País, haverá alguma novidade ou maior número de Corridas, ou seguirá a linha da Temporada de 2011?
RL - Não está ainda neste momento estabelecido definitivamente o número de espectáculos na Palha Blanco mas esse número deverá oscilar entre os 6 e os 8. Na temporada passada realizámos 6 corridas de toiros e 4 espectáculos de variedades taurinas. 

AP - O que espera dos Cavaleiros que Apodera para 2012?   
- Marcelo Mendes:
RL - Em relação ao Marcelo o que espero é que o seu trabalho se traduza em sucesso dentro das arenas e estou sinceramente muito confiante que este ano vai ser o seu ano de destaque. Está muito bem montado, acabou a temporada em grande nível e diz-me que vai ser figura do toureio. Sabendo como é humilde e trabalhador fez-me com estas palavras convencer que é mesmo verdade e eu mais não tenho do que dar o meu melhor para lhe ser útil e para o defender como ele bem merece e por acreditar que estamos perante alguém que tem as tais condições que só está ao alcance de muito poucos.    
- Pedro Salvador:
RL - O Pedro teve na temporada passada um ano importante não só pelas corridas e praças em que actuou, mas também por evidenciar uma atitude e um comportamento maduro e muito profissional em praça. Tem valor para ser um artista de Top. Entusiasma os aficionados e as suas lides não ficam indiferentes causando impacto pela forma como dá vantagem aos toiros e depois utilizando a sua habilidade única para os quiebros. Este será o segundo ano de um projecto que visa desde o princípio a colocação do Pedro em bons carteis e lhe proporcionar condições para triunfar ao lado dos melhores. 
AP - Com toda a conjuntura actual do País, nomeadamente a subida do IVA nos Espectáculos, no caso da Tourada de 6% para 13%, achaque em 2012 haverá menos Público nas Praças?
RL - Não acredito que assim seja. Por um lado e conforme lhe respondi anteriormente o numero de espectáculos vai baixar por uma questão de falta de financiamento dos promotores/empresas e assim sendo acredito que a procura por parte dos aficionados e publico em geral vai se manter ao nível da oferta que vai existir de espectáculos. No caso do aumento do IVA o que terá de acontecer é um ajustamento por parte das empresas a esse aumento a nível de custos mas a assumir esse valor não aumentando o preço dos bilhetes. É claro que esta alteração vai claramente nos fazer mossa pois 7% de diferença a nível de IVA é para nós promotores um valor que na maior parte das vezes é superior aos lucros que possuímos. Mas se fosse para 23% conforme se temia era bem pior e assim o que temos de fazer é lutar pela qualidade de forma a cativar mais gente as nossa praças e assim conseguir resultados que nos possibilitem que este aumento de imposto não nos criem graves problemas.
AP - Qual a sua opinião sobre os Sites, Blogues e Páginas de Facebook de Tauromaquia, é importante para a promoção da Festa?
RL - É uma nova realidade que nos faz estar on-line com a realidade e potencia a nossa Festa pela forma como a divulgam e como a discutem pois assim é uma forma de ajudar a melhorar e desenvolver competências.
Em relação á Tauromaquia penso que esta difusão de propaganda tem ajudado a aumentar a presença de jovens nas praças de toiros e isso é fundamental para continuar a assegurar futuro.
AP - Ricardo gostaria que deixasse uma Mensagem para todos os Aficionados de Portugal.

RL - Uma palavra de reconhecimento pela vossa Aficion. O projecto que me honra dirigir -Tauroleve- mais não é do que uma vontade de simples aficionados em contribuir para a defesa e desenvolvimento das Tauromaquia e penso que é um contributo que pode ser também feito por outros de vós em diversos moldes ou iguais que com tanta ou mais qualidade possam contribuir para que os nossos filhos e netos possam desfrutar desta magia tão especial que só nós conseguimos sentir ao entranhar em nós aquelas sensações incomparáveis ao ver um Toiro Bravo, um Toureio de verdade e sentir a magia de um Olé!
AP - Obrigado Ricardo e Muito Sucesso para 2012


Entrevista: Rui Almeida (Aficionados de Portugal)
Fotos: Maria Mil Homens (Aficionados de Portugal)
Fonte de Fotos: Farpas Blogue