PRAÇAS DE PORTUGAL

PRAÇA DE ALCOCHETE


Situada entre a Av. 5 de Outubro e a Alameda do Grupo Desportivo Alcochetense, em Alcochete.

É muito Antiga a existência de duas praças de toiros em Alcochete, tosca, em madeira e muito deterioradas.

Em Setembro de 1921 inaugura-se uma nova praça de toiros, no mesmo local da actual, mas ainda em madeira.
O seu Proprietário era João André Dos Santos, tio de José André dos Santos, jornalista que, em 1941, aproveita a grande corrida anual da Vilae impulsiona as Festas do Barrete Verde e das Salinas.

A praça de toiros que hoje existe foi construída em duas fases.
A primeira a data de 1924, mas a parte superior seria erguida alguns anos depois.
Devido à recessão económica e às dificuldadesda época, a praça de toiros de madeira vai-se deteriorando e deixa de oferecer condições para a realização de espectáculos taurinos, correndo o risco de ser demolida.
A fim de evitar esse risco, o denominado grupo do Clube de Alcochete, composto por vários Alcochetanos e Aficionados, decide comprar a praça e conservá-la.


Interior da Praça de Touros no inìcio dos Anos 30 do Séc. XX.

Isso ocorre em Fevereiro de 1935 e são seus compradores, Manuel Gomes Da Costa, Manuel Marques Sena, e João Lopes Figueiredo, que se constituem em Sociedade para o efeito.
Mais tarde vêm a entrar na sociedade José Diogo Da Costa, Manuel Dias De Sousa Rodrigues, Francisco Rodrigues Da Cruz, Francisco Xavier Quintela, Joaquim Gomes De Carvalho e Manuel Brigue, que mandam realizar obras de restauro e de beneficiação na praça, logo após a sua aquisição.

As Festas de Nossa Senhora da Vida precedem, em 1930 e 1935, as do Barrete Verde e das Salinas.
No primeiro desses anos, de 23 a 26 de Agosto, Foram inseridas corridas de toiros organizadas por Joaquim Tomás Da Costa Godinho e pelo proprietário da praça.
Nos anos que decorrem entre 1936 e 1940não se realizam quaisquer festejos significativos mas, para angariação de fundos, todos os anos a Santa Casa Da Misericórdia De Alcochete leva a efeito uma corrida de toiros organizada pela comissão.
Para essas corridas, Samuel Lupi dos Santos Jorge oferecia um curro de toiros.

Actualmente a praça de toiros de Alcochete é propriedade da Neptal- Nova Empresa da Praça de Touros de Alcochete, sendo seu concessionário António Manuel De Oliveira Cardoso (Nené).




Por: Aficionados de Portugal

Fonte:
<<História do Aposento do Barrete Verde>>, de Constantino Pinto Rodrigues, Rui
Lucas Faria Dos Santos e António Luís Lopes Varela, edição do Aposento do Barrete
Verde, Agosto de 1989.

APOIO