JOÃO MOURA



Primeiros passos
João António Romão de Moura, nasceu a 24 de Março de 1960 em Portalegre. O mais velho de dois irmãos, (João António e João Benito) provenientes de uma família com um inestimável gosto pelas coisas do campo. João António tem a predilecção preferencialmente pelos cavalos, toiros e galgos. Desde muito cedo ao ver diariamente seu pai trabalhar e montar a cavalo desenvolve um interesse pelo tema e começa com lições de equitação, sempre com o desejo de se tornar Cavaleiro. O menino crescia e a vocação desabrochava, o toureiro ia impor-se a uma velocidade impressionante. Com “tenros” 3 anos de idade João António já montava uma garrana, e com uma base sólida equestre incutida por seu pai aos 7 anos de idade apresenta-se em Portalegre (Maio 1967) para tourear uma vaca. Os dados estavam jogados, e uma brilhante carreira tinha nascido! Com apenas 10 anos de idade, alterna com figuras do toureio nacional como João Branco Núncio, Mestre Batista, Manuel Conde, Luis Miguel da Veiga, e faz o seu debut na praça de toiros do Campo Pequeno. O toureiro estava lançado, foi progredindo e consolidando conhecimentos de uma forma categórica e convincente, foi ganhando cartel, impondo a sua invulgar modalidade de toureio e no meio taurino.

Ascenção
Corria o ano de 1976, mais concretamente o dia 27 do mês de Maio, quando João Moura com apenas 16 anos fez a sua apresentação na praça de toiros de Las Ventas em Madrid, numa tarde onde foram lidados toiros da Ganadaria de Branco Núncio ao qual João Moura cortou uma orelha, e obtém o troféu “António Cañero” para o melhor cavaleiro do ciclo “isidril”. Triunfo inesquécivel, redondo e incomparável que transforma 1976 num ano triunfal com uma digressão onde Moura é visto como um génio arrastando multidões para verem o seu toureio. Temporada brilhante onde os triunfos surgem com uma apaixonante regularidade, que permite a Moura apresentar-se em Lisboa como autêntica figura do toureio ao lado dos consagrados Luís Miguel da Veiga e José João Zoio.

- Em 1977 as expectativas eram enormes e todos os cartéis foram movimentados em volta do carismático Moura. As expectativas não foram goradas e o êxito repete-se, ultrapassando mesmo todas as previsões, em Espanha Moura toureia 91 corridas… Moura coloca-se ao lado das maiores figuras quer apeadas quer a cavalo, ao conseguir tal feito apenas ao alcance de 2 ou 3 toureiros em toda a história mundial. Moura corta 146 orelhas, tornando-se o “ cabeza de escalafón” Com 17 anos João Moura conquista o mundo dos toiros ninguém ousa discuti-lo!

- A 11 Junho de 1978, tira a Alternativa na praça de toiros de Santarém, tendo como padrinho, Mestre David Ribeiro Telles, e testemunhas José Mestre Batista e José João Zoio, frente a toiros da Ganadaria Palha. No ano da sua alternativa João Moura actuou em 77 ocasiões, 18 das quais em Portugal.

- Em 1979 Moura volta a Santarém onde protagoniza um dos mais extraordinários espectáculos até então, encerrando-se com 7 toiros, dos quais um dos lendários Miuras. A revolução tomava matizes de celebridade, Moura criara uma dinâmica taurina de cunho bem pessoal e inconfundível.

- Em 1981/1982 João Moura atravessa o Atlântico e ruma até à América, mais propriamente ao México e Colômbia.

Moura Numero 1
Temporada após temporada são erguidos monumentos e troféus, o génio de Moura compete consigo próprio. Ano:1995 | 64 corridas | 95 orelhas
Observações: “cabeza de escalafón”

Ano:1996 | 76 corridas | 96 orelhas

Ano:1997 | 76 corridas | 74 orelhas
Observações: Uma Orelha em Las Ventas Toiro de Ortigão Costa

Ano:1998 | 75 corridas | 91 orelhas
Observações: Prémio Melhor Rejoneador atribuído pela “Real Federación Taurina de España” (645 peñas y clubes españoles) Encerrou-se com 6 toiros no Campo Pequeno João Moura comemorou 20 anos de Alternativa

Ano:2000 | 60 corridas | 40 orelhas
Observações: Vence Troféu “Gregorio Moreno Pida

Ano:2002 | 59 corridas | 34 orelhas
Observações: Corta orelhas em Madrid e Sevilha

Ano:2004 | 37 corridas | 25 orelhas

Ano:2005 | 61 corridas | 43 orelhas
Observações: 10 de Abril de 2005, seu filho João tira a prova de praticante em Aldeia da Ponte, e a 15 de Maio toma alternativa fora de Portugal na cidade francesa de Nîmes

Ano:2007
Observações: 03 de Maio de 2007 apadrinha seu filho João no Campo Pequeno

Ano:2008
Observações: João Moura comemorou 30 anos de Alternativa Nomeado "Mayoral de Oro de Planeta Toro"

Ao longo dos anos João Moura eleva o nome de Portugal por todo o Mundo a praças como:

Espanha:

Las Ventas em Madrid, Real Maestranza de Sevilla, Monumental de Barcelona, Valência, Ronda, Pamplona, Espartinas, Mérida, Badajoz, Castellón, Cáceres, Zamora, Vitoria, San Sebastián, Huesca, Bilbao, Colmenar Viejo, Cuéllar, Medina del Campo, Alburquerque, Corella, Zafra, Úbeda, Toledo, Alicante, Albacete, Estepona, Tomelloso, Illescas, Alburquerque, Valladolid, Pozoblanco, Gibraleón, Morón, La Solana, Pontevedra, San Lorenzo de El Escorial, El Puerto de Santa María, Ejea de los Caballeros, Palencia, Salamanca, Múrcia, Córdoba, Burgos, Zamora, Santander, Huelva, Cantalejo, Alcalá de henares, Toro, Cuéllar, Albacete, Zafra, Jerez de los Caballeros, Villarrobledo, Baeza, Valencia de Alcántara, Tomelloso, Villanueva del Arzobispo, Aranda de Duero, Vera, Lora del Río, Cazalla de la Sierra, Almendralejo, Dos Hermanas, Arévalo, Navas del Marqués, Ciudad Real, Valencia de Alcántara, Daimiel, Villaseca de la Sagra, Valdemoro, Malagón, Almodóvar del Campo, Villaviciosa de Odón, Zaragoza, Motril, Málaga, León, Villalba del Alcor, Teruel, Estella, San Roque, Vitigudino, Cuenca, Aracena, Gálvez, Pozuelo de Alarcón, , Fuenlabrada, Osuna, Plasencia, La Muela, Fuentesauco, Guijuelo, Alfaro, Roa de Duero, Villanueva del Fresno Alcázar de San Juan, Humanes, Palos de la Frontera, Laujar de Andarax, Algeciras, Lucena.

França: Nimes, Saintes Marier de la Mer, Arles, Mejanes

América: Bogotá, Cali, Manizales
... e muitas outras espalhadas pelo mundo onde o Maestro actuou e encantou.
Desde 1976 saíu 9 vezes pela porta Grande de Madrid, meta que apenas Curro Romero ultrapassou com 10 feitos.


Momentos 
- Santarém, 30 de Setembro de 1979 os 12.000 lugares da praça completamente esgotados, João Moura apresentou-se com os seguintes cavalos de toureio: Ferrolho, Importante, Malhinha, Sandokan, Zafra, Hectar, Paganini, Ranger, Xico Luís I, Junco, Jasmim e Debuxante. Lidou os 6 toiros mais o sobrero. Nunca um cavaleiro tinha toureado numa única corrida 7 toiros e nunca a “Celestino Graça” tinha esgotado.

- Corridas em que foram comemorados os 10, 20 e 30 Anos de Alternativa, foram corridas de muita emoção na qual juntei muitos amigos e familiares comemorando passo a passo a progressão da minha carreira. A última das quais dividindo cartel com toda a família, João e Miguel (Filhos), João Augusto e Benito (Sobrinhos).

- As 9 saídas em ombros pela porta grande de Madrid, pela sua importância e pelo seu carisma ficam na memória de qualquer pessoa. No que respeita a cavaleiros, apenas João Moura conseguiu tal feito histórico, e mesmo em todo o universo taurino, apenas o Matador Espanhol Curro Romero com 10 saídas marca o seu nome tão alto na história.

- Alternativa de João Moura Jr, apadrinhar qualquer cavaleiro é sempre uma honra, mas quando se trata do próprio filho as emoções são ainda mais nobres e sentidas. A continuidade da dinastia Moura ficou assegurada pelo João que no Campo Pequeno a 03 de Maio de 2007 e numa noite memorável recebeu a Alternativa. Poucos são os que usufruem deste sentimento, da passagem de testemunho de pai para filho o que faz com que seja uma noite
muito marcante para qualquer toureiro.


João Moura Jr. 

Texto retirado do site Oficial de João Moura: http://www.joaomoura.pt/



O Enormíssimo Talento de João Moura, foi reconhecido Internacionalmente, levando o Nome de Portugal às Principais Praças Mundiais, sendo Distinguido muitíssimas vezes, mas destacamos aqui, a Distinção da Presidência da Républica.




Monforte, Terra que o viu crescer e onde reside, João Moura deu Nome à Praça de Toiros

Praça de Toiros João Moura - Monforte


João Moura espalhou encanto, contagiando com o seu entusiasmo em cima do cavalo, quem o via Tourear.
Moura e o seu talento, trouxe sem dúvida alguma, muitos Aficionados à Festa Brava.




Tantas saídas em Ombros durante a sua Brilhante Carreira, e será assim que, quando o decidir irá Abandonar as Praças Mundiais, EM OMBROS.


Dinastia Moura tem Continuidade


Felizmente a continuidade da Dinastia Moura está assegurada, e bem Assegurada.
Com um Pai e Tio como João Moura, a fasquia está Altíssima, mas talento não falta aos três Jovens que lhe seguem as Pisadas.
A Nós Aficionados, resta agradecer o que João Moura deu à Tauromaquia Portuguesa, ficará para sempre como um Ícone da Festa Brava.
Esta é apenas uma Singela Homenagem a João Moura, por todos os momentos que nos fez vibrar, pelas vezes que nos fez levantar da bancada, pelas vezes que nos fez bater o coração descompassadamente, pelas vezes que o Aplaudimos de Pé, enfim pelas vezes que nos fez Vibrar e Amar cada vez mais as Corridas à Portuguesa.
OBRIGADO JOÃO, OLÉ
Por: Aficionados de Portugal



Video de João Moura com 17 Anos